Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

IV MÚSICA EM PERFORMANCE - PROGRAMA DAS OFICINAS E MINI-CURSOS

Baixe a ficha de inscrição AQUI, preencha e envie para o e-mail: musicaemperformance@gmail.com



1)    OFICINA DE IMPROVISAÇÃO LIVRE. Thomas Roheder (sax e rabeca – Brasil/Suíça); Hans Koch (clarone – Suíça); Javier Carmona (bateria – Espanha); Marcio Mattos (violoncelo – Inglaterra/Brasil); Panda Gianfratti (percussão – Brasil).
Durante a oficina os alunos terão a oportunidade de desenvolver técnicas de improvisação livre através de exercícios em conjunto. Serão apresentados os sinais de regência criados pela London Improviser’s Orchestra (LIO) utilizados para a improvisação conduzida, assim como o possível uso de elementos gráficos. O II Festival Internacional de Improvisação Livre reúne o coletivo paulista Abaetetuba, que recebe cinco expoentes da improvisação livre mundial para oficinas e apresentações musicais em formações instrumentais variadas.
Produção executiva: Raquel Dammous
Público alvo: Estudantes de música e público em geral
Número de vagas: 30
Horário e local: 2ª feira, 17/10, das 10h às 12h. Auditório Gerardo Parente (DEMUS – UFPB)


2) MUSICALIZAÇÃO PARA BEBÊS. Profa. Ariana Perazzo.
A oficina Musicalização para bebês propõe oferecer condições e possibilidades de percepção auditiva, criação, expressão e comunicação musical com os bebês, respeitando a maneira como eles interagem com o universo sonoro. Serão oferecidas vivências musicais desenvolvidas de forma lúdica, através de canções de roda, cantigas de ninar e músicas de diferentes estilos, potencializando o desenvolvimento infantil no amplo aspecto físico, motor, afetivo, social e cognitivo.

Público alvo: crianças de 8 meses a 2 anos de idade
Número de vagas: 10 vagas.
Horário e local: 2ª feira, 17/10, das 16h às 17h e 5ª feira, 20/10, das 16h às 17h. Sala 302 (CCTA-UFPB)


3) MUSICALIZAÇÃO INFANTIL ATRAVÉS DO VIOLINO E VIOLA. Profa. Ariana Perazzo.
A oficina propõe através do ensino do instrumento, desenvolver de forma lúdica conceitos de propriedades do som como forte e fraco, rápido e lento, timbres, pulsação, grave e agudo.

Público alvo: crianças de 3 a 8 anos de idade
Número de vagas: 10
Horário e local: 2ª feira, 17/10, das 17h às 18h e 5ª feira, 20/10, das 17h às 18h. Sala 302 (CCTA-UFPB)
OBS: levar o instrumento (quem tiver).

4) TECNOLOGIAS DIGITAIS E AULAS DE MÚSICA NA ESCOLA
O mini-curso tem como objetivo apresentar recursos e aplicativos musicais e sua aplicação em aulas de ou com música nas escolas de educação básica. Não será exigido nenhum conhecimento prévio de música, e o curso é destinado principalmente para professores e alunos que tenham interesse em trabalhar com música na escola, independente da sua área de formação.

Público alvo: professores da educação básica; alunos dos cursos de pedagogia, alunos dos cursos de licenciatura em geral.
Número de vagas:  25
Horário e local: 3ª feira, 18/10 e 4ª feira, 19/10 das 10h às 12h Sala 105 (CCTA-UFPB)
OBS: levar notebook (se tiver)

5) MÚSICAS ASIÁTICAS.  Profa. Alice Lumi Satomi e alunos do Programa de Pós Graduação em Música da UFPB: Elizete Félix de Lira; George Glauber Félix Severo, Marta Sanchis Clemente, Ricardo Alexandre de Melo Arôxa, Áurea Cecília Amoras de Morais, Fernando Bernardo de Oliveira, Ruy Câmara

Apreciação de algumas amostras das manifestações musicais representativas da Ásia (central, meridional, sudeste, nordeste e extremo oriente), sobretudo as de tradição oral, seculares ou religiosas, observando sua diversidade, seus padrões e  seu contexto cultural.

Público alvo: alunos de música e interessados
Número de vagas: 20
Horário e local: 3ª feira, 18/10 das 13h às 17h. Sala 302 (CCTA-UFPB).


6) MÚSICA SACRA ORIENTAL. Profa Alice Lumi Satomi
Aula aberta com uma amostra musical de alguns rituais ou cerimonias religiosas da Ásia, tais como Índia, Indonésia, Manchúria, Coréia, Japão, China e Tibet.

Público alvo: alunos do curso de Ciências das Religiões, aberto à comunidade acadêmica. 
Número de vagas: 20
Horário e local: 4ª feira, 19/10 das 19h às 21h. Sala 302 (CCTA-UFPB).


7) OFICINA DE ACORDEON.  Francisco Pereira
A oficina pretende trabalhas os fundamentos e técnicas para acordeon do básico ao avançado. Serão tratados os seguintes assuntos: historia do acordeon; postura no acordeon; dedilhado da mão direita e mão esquerda;  escalas e arpejos, coordenação motora, ritmos e levadas brasileiras, dentre outros.

Público alvo: principiantes no acordeon e público em geral.
Número de vagas: 20
Horário e local: 5ª feira, 20/10 das 10h às 12h. Auditório Gerardo Parente (DEMUS – UFPB).


8) OFICINA DE GUITARRA ELÉTRICA.  Prof. Anderson Mariano
Nesta oficina serão abordados temas que correspondem às praticas diárias do guitarrista, tais como: arpejos, acordes, escalas, técnica, leitura, apreciação musical, prática de improvisação e estudo sobre repertório. O foco se dará em como organizar e elaborar um planejamento de estudo eficiente para o guitarrista, bem como a sugestão de algumas metodologias para prática do conteúdo sugerido.

Público alvo: Estudantes de Guitarra elétrica e Violão Popular
Número de vagas: 30
Horário e local: 5ª feira, 20/10 das 14h às 18h. Auditório Gerardo Parente (DEMUS – UFPB).

9) OFICINA DE GUITARRA ELÉTRICA.  Prof. Léo Meira
Nesta oficina serão abordados temas que correspondem às praticas diárias do guitarrista, tais como: arpejos, acordes, escalas, técnica, leitura, apreciação musical, prática de improvisação e estudo sobre repertório. O foco se dará em como organizar e elaborar um planejamento de estudo eficiente para o guitarrista, bem como a sugestão de algumas metodologias para prática do conteúdo sugerido.

Público alvo: Estudantes de Guitarra elétrica e Violão Popular
Número de vagas: 30
Horário e local: 4ª feira, 19/10 das 9h às 12h. Auditório Gerardo Parente (DEMUS – UFPB).

10) OFICINA DE BATERIA. Prof. Gledson Meira
Oficina de construções de grooves e frases na bateria, utilizando rudimentos e noções de acentuações e estudos lineares.
Público alvo: Estudantes de Guitarra elétrica e Violão Popular
Número de vagas: 30
Público alvo: Bateristas em geral
Horário e local: 6ª feira, 21/10 das 10h às 12h. Auditório Gerardo Parente (DEMUS – UFPB).

11) OFICINA O ZABUMBA NORDESTINO. Prof. Gledson Meira. 
A oficina pretende trabalhar sonoridades, técnicas de execução e construções de padrões rítmico-melódicos dos gêneros musicais nordestinos.  Essa oficina propõe expor para músicos e não músicos, as técnicas de execução do zabumba (para as baquetas maceta e bacalhau), os sons que proporcionam as construções das levadas e , com isso, a diferenciação dos gêneros musicais (xote, xaxado, baião, arrasta-pé, forró), e as construções dos padrões rítmico-melódico desses gêneros. Ao final da oficina, espera-se que os participantes compreendam e/ou aprofundem os seus conhecimentos acerca desse instrumento, bem como dos gêneros musicais que fazem parte da cultura nordestina.
Número de vagas: 30.
Público alvo: público em geral.
Horário e local: 3ª feira, 18/10 das 10h às 12h. Auditório Gerardo Parente (DEMUS – UFPB).

12)
CRIAÇÃO DE JOGOS MUSICAIS INTERATIVOS. Prof. Harue Tanaka.
Trata-se de um oficina de criação de jogos musicais interativos voltados, principalmente, para crianças e adolescentes, mas nada impede que sejam adaptados para adultos. O intuito é a utilização da plataforma do Power Point para a criação, software de fácil acesso aos internautas e acadêmicos, bem com de outros softwares gratuitos (editores de partitura, conversores de áudio e vídeo, etc.), visando facilitar o acesso de imagens e sons para a composição dos jogos, bem como de não onerar o trabalho de criação dos professores. O cerne desta experiência está na oportunidade de dar acesso aos professores para conhecerem e melhorarem suas competências sobre os novos instrumentos de informação. Ao mesmo tempo, permite-lhes trabalhar conteúdos musicais de modo dinâmico e motivador, proporcionando o contato com outras formas de aprendizagem musical, pensando no potencial cognitivo que as crianças e os adolescentes trazem consigo, principalmente, por conviverem em meio a uma nova realidade – a era da internet. Além disso, pretende motivar os professores através da linguagem algorítmica inserida nos jogos promovendo uma aproximação com o mundo virtual e consequentemente com os novos participantes dessa rede de comunicação. Para participar, os ouvintes necessitam ter um mínimo de conhecimento de como navegar na Internet e também sobre como utilizar o Power Point da Microsoft.
Número de vagas: 25.
Público alvo: público em geral.
Horário e local: 4ª feira (19/10), 5ª feira (20/10) e 6ª feira (21/10), das 14h às 16h. Sala 19 do DEMUS.




OBS: quem tiver o instrumento deve levar para a oficina.

Um comentário:

  1. Como vou sabder se minha inscrição foi confirmada?

    ResponderExcluir